Lendo mensagem do Professor Luiz Marins sobre a gentileza, achei oportuno adaptá-la ao mundo rotário.
Diz o texto que a maneira mais prática e imediata de melhorarmos o nosso ambiente de trabalho é desenvolver nas pessoas a gentileza.
Acho que no Rotary é isto e muito mais.

Sei que o companheiro pode achar isso uma grande bobagem. Mas não é. Se cada um de nós for mais gentil para com o outro, menos agressivo e adotar comportamento mais adequado ao ambiente rotário, a qualidade das reuniões nos Rotary Clubs melhorará muito.

Vejo ocasiões em que os companheiros praticamente não se respeitam, chegando ao absurdo de gritar uns com os outros.

Falam mal, reclamam disso e daquilo, criticam este e aquele, principalmente os que estão na Direção do clube, via de regra o Presidente.

A gentileza, tomada em seu sentido mais amplo, significa respeito às pessoas, não só no modo de falar e agir, mas no cuidado com o ambiente.

Num ambiente desprovido de gentileza, não pode haver companheirismo. E Rotary sem companheirismo não sobrevive. O ambiente fica carregado do mau humor próprio das pessoas mal-educadas, e, isto não pode haver no ambiente rotário.

Precisamos cuidar para que isso não aconteça nos nossos clubes.

É preciso não deixar que o mal cresça. É necessário buscar rapidamente o caminho da gentileza, do respeito, da educação, da limpeza, da ordem, da ética, pois são esses os símbolos da civilização e nós como líderes que somos temos que dar o exemplo.

Não conheço nenhum ser humano, por mais pobre e simples que seja, que não queira ser bem tratado; que não goste de ser alvo de gentilezas, de um simples “obrigado”, “por favor”, “desculpe-me” ou “com licença”.

Por mais rude que seja uma pessoa, ela se curvará, no mais íntimo de seu ser, a pessoas educadas, polidas e gentis.

O Rotary precisa atrair e fidelizar bons companheiros, assim como uma empresa atrai e fideliza seus clientes.
O Rotary precisa atrair e reter rotarianos talentosos.

Façamos um grande esforço para praticar a gentileza e disseminar a ideia entre as pessoas, principalmente entre nós rotarianos.

ROTARY A SERVIÇO DA HUMANIDADE!

gentileza