Tema de nosso Momento Rotário de 13/10/2015, o Pin Rotário mereceu nossa atenção.  Vale conferir o texto partilhado!

Vamos falar neste artigo sobre a importância de usar o Pin Rotary.

Spin-rotario-02abemos que muitos rotarianos não tem o costume de carregar tal adorno e os motivos para isso são vários: alguns acham que é uma perda de tempo colocá-lo, outros acreditam que o uso do Pin não acrescentará em nada ao seu dia, se esquecem de colocá-lo ou mesmo sentem vergonha de usar um adorno na roupa.

Mas esse tipo de pensamento não deveria estar na mente de um rotariano, membro de um clube com uma linda simbologia em seu Pin.

A roda denteada (e não dentada), pode ser vista como uma engrenagem que faz a máquina de nossa sociedade funcionar.

Seus seis raios são: Família, Ação, Amizade, Profissão, Religião e Instituição – qualidades essenciais na vida que, como pilares, sustentam a personalidade de um rotariano.

Seus vinte e quatro dentes representam as 24 horas em que essas qualidades devem estar presentes em nossas vidas.

pin-rotario-01Sabendo da simbologia da nossa roda denteada é difícil encontrar um empecilho válido para ela não habitar o lado esquerdo da nossa vestimenta, independentemente do local onde estivermos ou da função que exercermos.

Esse símbolo deve ser utilizado em todas as ocasiões: com uma roupa formal, social, de passeio ou mesmo de trabalho; terno, camiseta, camisa, jaqueta, jaleco ou macacão.

Afinal, usar o Pin não é apenas usar um adorno, mas sim se comprometer 24 horas com sua família, sua profissão, sua crença religiosa, com seus amigos, com a Instituição Rotary e em ser uma pessoa ativa em cada um desses pilares.

pin-rotario-04Usar o Pin ainda pode trazer oportunidades frente aqueles que conhecem o Rotary, tais como receber um melhor tratamento pessoal, ser considerada uma pessoa de boa índole, receber mais facilmente auxílio quando necessário e até mesmo atrair pessoas interessante; além de, claro, servir ao seu Clube como um cartão de visita ou como modo de divulgação do Rotary.

Como norma, o  Pin deve ser usado no lado esquerdo da lapela do paletó, podendo, em blusas, camisas e casacos, ser colocado na gola ou bolso do lado esquerdo.

Quando em eventos ou reuniões festivas em que mais de um Pin pode ser usados, eles devem ser posicionados de cima para baixo: o Pin do Rotary, o de Reconhecimento (Paul Harris, Safira, Rubi, etc), e o Pin do ano-rotário.
Abaixo, reforçamos a lista de motivos para usar o Pin todos os dias:

• Ser reconhecido como rotariano por outros rotarianos;
  • Ser reconhecido como rotariano por quem conhece o Rotary;
  • Fazer divulgação da marca Rotary;
  • Fazer a divulgação do seu Rotary Club;
  • Ligar a sua imagem ao Rotary;
  • Mostrar aos conhecidos que pessoas como você fazem parte do Rotary;
  • Servir como ‘gancho’ para iniciar uma conversa sobre o Rotary e assim apresentar o Rotary a um não-rotariano.

Fonte: Rotary Clube Pelotas Suleste Distrito 4680