O Momento Rotário de 26/04/2016 do nosso Rotary Bragança Estância, trazido pelo companheiro Rodney Guazzelli trouxe à tona um tema muito importante: as amizades do Rotary.

O texto do companheiro Sinval Coelho emocionou a todos. Vale relembrar!

A amizade é a força que envolve e embala o Rotary Internacional, cada um dos nossos Distritos, todos os nossos Clubes, e pouco mais de 1 milhão e 200 mil rotarianos espalhados por mais de 200 países ao redor do mundo.

O Rotary tem sido uma imensa ferramenta de companheirismo e de solidariedade por todos os recantos da Terra; mas não temos dúvidas de que, apenas utilizando a força propulsora de nossas amizades, poderemos melhorar ainda mais os resultados do nosso voluntariado, sem mudar o rumo da nossa organização e sem mudar o curso da nossa história de pouco mais de 110 anos.

E sabem por que meus amigos?

Porque no Rotary reina a Melhor das Amizades.

Como diria o caipira: “nós sofre mais nós tem amigo”.

Temos no Rotary o mais sólido grupo de amizades que se possa imaginar; E este é um privilégio de fazer inveja a muita gente.

É, também, uma grande e poderosa ferramenta para alavancar resultados e estabelecer o progresso, a harmonia e a estabilidade de qualquer Clube que, literalmente, queira subir os degraus da fama.

Somente a amizade sincera é capaz de mudar o mundo.

A amizade envolvida por objetivos bem definidos, companheiros e companheiras, é a força precursora da longevidade;

É o ouvir com atenção;
É o atender aos chamamentos;
É a mão estendida; É o coração aberto.
A amizade traz consigo a sinceridade;
O respeito;
O carinho;
A lealdade;
A presença e, sobretudo, o compartilhamento.

Quem tem um amigo e não procura compreendê­lo ainda não venceu o egoísmo nem tem ideia do que lhe reserva o futuro com amigos. Mas uma coisa é certa e precisa ser considerada: cada um dos nossos amigos têm seus próprios conceitos.Portanto, seus pensamentos são originais e, nisto temos muito que aprender com eles.

Como bem disse Jesus Cristo: “Aquele que quiser salvar sua vida perdê­la­á”. Isto é, o homem não tem perfil para viver sozinho, muito menos para construir isoladamente, seja o que for. Isto é, não estamos aqui para construir torres de Babel, mas, sobretudo para nos abraçar e nos dar as mãos em torno da verdade, da justiça e do bem.

Não só nossos amigos, mas também todos os seres humanos que habitam entre o céu e a terra, por mais simples que sejam, são seres inteligentes que estão sempre em constante transformação. Então, o que precisamos fazer para ganhar a liberdade, a confiança e a solidariedade deles, é oferecer­-lhes a nossa amizade, a nossa lealdade e o nosso apreço, mas negando­-lhes, definitivamente, a submissão.

Ao contrário da amizade, a submissão é o maior entrave ao desenvolvimento do ser humano e do ambiente em que vive. Entretanto, a amizade verdadeira é algo infinito que não para de crescer; quanto mais você se doar, mais receberá amizade, sem jamais exaurí­-la.
A amizade é capaz de promover as mais profundas mudanças, tanto nas pessoas como no ambiente em que elas vivem. Entretanto, isso só será possível se oferecermos as nossas amizades, objetivos do bem.

Sem objetivos definidos as amizades de nada servem;
E sem os objetivos do bem, a amizade só nos traz problemas e dificuldades.
Portanto, se já temos a amizade, todas as outras coisas poderão nos vir por acréscimo, como que por gravidade. Esta foi a promessa do nosso grande Mestre Jesus Cristo. Disse ele: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas outras coisas vos serão dadas com acréscimo”.

Mas Jesus foi ainda mais longe. Ele também disse com toda clareza de um Santo: “amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem”. Pois bem, se Jesus Cristo nos recomenda amar os nossos inimigos, imaginem o quanto nos reserva a atitude de oferecer esse mesmo amor, juntamente com a boa vontade aos nossos amigos!

A amizade, meus queridos companheiros e companheiras, Significa:
Somar as alegrias; Dividir as tristezas;
E respeitar as diferenças.

A mensagem encontrou guarida no coração dos companheiros que, atentos, ouviram-na e aplaudiram-na com animação.

O tema “amizades” foi bastante propício para a reunião em que recebemos a visita de alguns membros do Centro Acadêmico Rolando Tenuto, da Faculdade de Medicina da Universidade São Francisco de Bragança Paulista.

Eles vieram agradecer o apoio do Rotary Bragança Paulista Estância, bem como nos contar sobre os resultados, as impressões pessoais e a repercussão do evento Se Liga na Saúde 2016, realizado em 16/4/16 na cidade de Pinhalzinho.

Valorizemos, pois, e trabalhemos cada vez mais para as amizades, que possibilitam a realização de ações importantes e que são verdadeiros presente para o mundo!