O dia 16 de Abril de 2016 foi de instrução para o Rotary Bragança Paulista Estância: foi dia de Certificação Anual do RC para o Programa de Intercâmbio de Jovens de Rotary International.

Os companheiros Paula Duran e Luiz Alexandre, este acompanhado por sua esposa Ana Paula, foram, então, à Cidade de Campinas e, muito bem recebidos na Associação dos Rotarianos de Campinas, passaram a manhã recebendo as imperativas informações.

Com essa certificação, o Rotary Bragança Paulista Estância se qualifica para enviar jovens intercambistas ao exterior, bem como para recebê-los em nossa cidade e clube.

O primeiro Intercâmbio de Jovens em Rotary foi organizado em 1929 pelo RC de Copenhagen com outros participantes europeus. Em 1939, está prática foi iniciada também por Distritos do Oeste Americano, que desenvolveram Intercâmbio de Jovens com países da América Latina. As atividades de Intercâmbio de Jovens foram reduzidas, durante a 2ª Grande Guerra, voltando a ganhar força após seu término.

Em 1958 este conceito se estendeu rapidamente para o leste dos Estados Unidos, espalhando-se por todo o país e Canadá. No Brasil o Intercâmbio de Jovens teve início em 1967 pela cidade de Belo Horizonte, sendo ampliado posteriormente para São Paulo e outros estados brasileiros.

O desenvolvimento desta atividade em Rotary teve crescimento expressivo nos anos 50 e 60, sendo que algumas tentativas de torná-la oficial em Rotary foram feitas durante este período.

Em 1972, o Conselho Diretor de RI resolveu sugerir e encorajar, a todos os RCs, o Intercâmbio de Jovens como importante atividade internacional. E em 1974, na Convenção Internacional de Rotary em Minneápolis, ficou resolvido pelo Conselho de Legislação, através da resolução 74-60, que o Programa de Intercâmbio Internacional de Jovens fosse reconhecido como uma atividade de Rotary International e que o Conselho Diretor estabelecesse as diretrizes e procedimentos a serem realizados, em caráter facultativo, pelos Distritos e RCs.

Desde então o Programa de Intercâmbio de Jovens é um programa estruturado de Rotary International, sendo que suas diretrizes e procedimentos foram estabelecidas e vem sendo emendadas no transcorrer desses anos pelo Conselho Diretor.

Desde a certificação do Distrito 4590 até o processo classificatório dos candidatos, todas as etapas do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary International foram abordados.

Na sequência, os três pilares deste Programa – Rotary Club, Famílias e Escola – foram o tema do treinamento, que se desenvolveu em debates realizados em mesas redondas entre os rotarianos.

Cada grupo contava com, ao menos, um monitor e a possibilidade da troca de experiências foi deveras enriquecedora!

Quer saber mais? Acompanhe nossas publicações no site e nas mídias sociais!