O Rotary não é uma entidade política, no entanto, os rotarianos se preocupam com assuntos relacionados ao exercício da cidadania e à eleição de homens e mulheres de valor para ocuparem cargos públicos.

O Rotary não é uma organização beneficente, contudo, exemplifica a caridade e os sacrifícios feitos por aqueles que assumem a responsabilidade de ajudar seus semelhantes.

O Rotary não é uma organização religiosa, mas se baseia nos princípios morais que guiaram os povos através da história.

O Rotary é uma organização de executivos e profissionais comprometidos com os mais elevados padrões éticos.

Rotarianos acreditam que paz e companheirismo mundial podem ser alcançados quando cidadãos se unem para compartilhar o ideal de servir.

O clube não deve expressar opinião a respeito de qualquer medida pública pendente, sujeita a controvérsias.

Entretanto, os méritos de qualquer assunto público que envolva o bem-estar social podem e devem ser estudados e discutidos imparcial e inteligentemente numa reunião rotária, para tentar esclarecer o caso aos rotarianos ajudando-os na formação de sua opinião pessoal.

Subentende-se que, uma vez formada a opinião individual, compete aos sócios opinar por uma solução razoável, de preferência através de seu órgão de classe, da representação política de sua predileção, ou mesmo individualmente junto aos órgãos competentes, visto que o rotariano deve ser pessoa de real representatividade, um formador de opinião em sua comunidade.

Ao trazer autoridades às reuniões de Rotary, para falar sobre determinados assuntos de interesse coletivo – e não político –, isto deve ser feito com a sincera predisposição de oferecer algum subsídio para solução de problemas, e nunca pretendendo exercer indevidas funções de fiscais, reivindicando satisfação, criticando ou ainda exigindo prestação de contas.

A melhor e mais correta maneira de inquirir homens públicos bem-intencionados, deve ser: como, e de que maneira, o nosso clube poderá ajudar?

Rotary a Serviço da Humanidade!