No dia 14/11/2015, os companheiros Alex Almeida e Massimo Moretti, do Rotary Bragança Estância, juntamente com a então visitante Paula Duran, marcaram presença no Seminário Distrital da Fundação Rotária, na cidade de Pirassununga.

Recebidos na “Cidade Simpatia”, ao som do hino nacional, ilustrado com lindas imagens da Academia da Força Aérea, e ciceroneados pela Prefeita Cristina do Léssio e pelo Vereador Otacílio Barreiro no Centro de Convenções Professor Fausto Victorelli, a Governadora Roberta Lopes de Moraes e os demais rotarianos foram presenteados com palestras brilhantes.

Luiz Coelho de Oliveira, Coordenador da Associação Brasileira The Rotary Foundation – ABTRF, Diretor do Rotary International 2003-05 e companheiro do Rotary Clube Limeira Leste|Distrito 4590 iniciou os trabalhos dizendo aos presentes “O que o Distrito 4590 pode fazer neste Ano Rotário”.

Em sua fala, Luiz destacou o brilhantismo da nossa Campanha do Panetone, que nos últimos 3 anos arrecadou cerca de 200 mil dólares, a excelente contribuição das Casas da Amizade e realçou o carisma, o tirocínio e a criatividade de todos os companheiros do Distrito.

Na sequência, Márcia Lourenção Delamanha, Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária, Membro da Subcomissão de Subsídios da Fundação Rotária e companheira do Rotary Clube Jundiaí Serra do Japy|Distrito 4590, veio nos falar da “Fundação Rotária no Distrito 4590”.

Márcia iniciou dizendo que o Distrito 4590 é muito importante no cenário rotário brasileiro, para então instruir a todos sobre as verbas disponíveis e as regras para obtenção de fundos  para os projetos individuais e para os 3 projetos regionais distritais previstos para este ano rotário: um na área da Saúde, um na da Educação e um sobre Desenvolvimento Comunitário.

Municiou todos os presentes com muitas informações e explicou que todas as iniciativas devem ter demonstradas sua relevância, sustentabilidade, número de pessoas beneficiadas e o envolvimento da comunidade e dos rotarianos.

Após isso, Carlos Augusto Báccaro, Membro da Subcomissão Distrital da ABTRF, Coordenador Distrital 2015-16 e companheiro do Rotary Clube Rio Claro|Distrito 4590, jogou luzes sobre o tema “Programa Empresa Cidadã – ABTRF”.

Foi com muita propriedade que Carlos destacou a credibilidade das ações da Fundação Rotária, que hoje tem parceiros valiosos – como Unicef, Organização Mundial da Saúde, P &G, Coca-Cola, Bill & Melinda Gates Foundation, entre outros.

Explicou que isso só é possível com transparência e resultados expressivos, como os apurados pela renomada certificadora Charity Navigator, que conferiu a pontuação máxima ao Rotary: 4 estrelas!

E Carlos trouxe essa realidade para os clubes, partilhando todo seu know-how com os rotarianos do Distrito 4590, para que saibam mostrar às pessoas jurídicas de suas respectivas comunidades a importância de ser uma “Empresa Cidadã” certificada pelo Rotary.

Bemvindo Augusto Dias, Presidente da Comissão de Seguro Solidário da ABTRF, Vice-Presidente de Marketing da Revista Brasil Rotário e companheiro do Rotary Clube Rio de Janeiro Tijuca|Distrito 4570 explanou sobre “Seguro Solidário e Seguro Viagem – ABTRF”.

Bemvindo presenteou os companheiros ouvintes com bastante bagagem técnica para que ambas as modalidades securitárias possam ter percentuais revertidos para a Fundação Rotária, bem como dedilhou sobre o programa Rotary Global Rewards.

Marcelo D. Haick, Coordenado Zonal EPN 2015-16, Consultor Nacional de Advocacia Pólio Plus 2014-16 e companheiro do Rotary de Santos|Distrito 4420 trouxe o tema “O estado atual da Pólio e nossos desafios”, iniciado com o alerta da importância dos coordenadores zonais para a campanha End Polio Now, principalmente através da imagem pública da campanha.

Marcelo ensinou com propriedade que a divulgação dos indicadores de desempenho, juntamente com os parceiros globais da campanha End Polio Now, através da capilaridade da conscientização, tem o condão de influenciar o trabalho de todos os rotarianos.

Falou sobre os últimos dados da Poliomielite no mundo, sobre o planejamento estratégico das próximas etapas de erradicação da doença, deu um parâmetro de toda a logística envolvida no processo de imunização de cada criança no mundo e mostrou que cada clube pode exercer a advocacia junto ao Poder Público de sua comunidade.

Roberto Luiz Barroso Filho, Responsável pela divulgação da “Bolsa Pró Paz” no Brasil, Consultor de Doações Extraordinárias para as Zonas 22ª e 23ª, companheiro do Rotary de Santos|Distrito 4420, tratou do tema “Bolsas Rotary pela Paz”, que forma líderes comunitários para prevenção e resolução de conflitos ao redor do mundo.

Roberto fez questão de ressaltar que paz não é tão-somente a ausência de guerras, mas envolve a prevenção de violências de gênero, de cunho religioso, entre outras, bem como o combate ao preconceito e outras inúmeras ações, que são os objetivos da formação acadêmica promovida pelos seis centros que participam das Bolsas Rotary pela Paz ao redor do mundo.

Carmem Sílvia Rozin Kleiner, Presidente da Subcomissão da escolinha de Subsídios da Fundação Rotária, Presidente da Subcomissão das Bolsas Rotary pela Paz e companheira do Rotary Rio Claro Cidade Azul|Distrito 4590 foi primordial ao trazer o tema “Escolinha de Projetos do Distrito 4590”.

Carmem expôs o bê-a-bá da elaboração de um Projeto de Subsídio Global de sucesso, desde a escolha e dossiê dos beneficiados até a de parceiros, passando por todos os requisitos e as recomendações de mensurabilidade de beneficiados e de estabelecimento de metas concretas e factíveis.

Por último, Paulo Augusto Zanardi, Diretor de Rotary International Indicado 2017-19, Coordenador da Fundação Rotária Zonas 22A e 23A e companheiro do Rotary Curitiba Cidade Industrial|Distrito 4730 expôs o tema “Fundação Rotária: Fazendo o Bem no Mundo”.

Paulo, com entusiasmo e conhecimento, tratou de empolgar os companheiros para que saíssem do Seminário cheios de vontade de trabalhar.

Trouxe os expressivos resultados dos trinta anos da campanha de erradicação da Pólio, além de falar sobre as ações rotarianas no combate ao Ebola e no auxílio à população atingida pelos tsunamis.

Renovou em todos os presentes os ideais rotários e pediu empenho para que todos comungassem com afinco dos objetivos da Fundação Rotária, à qual referiu-se como “a maior multinacional do bem”.

A Governadora então finalizou o Seminário com a entrega de vários certificados aos clubes do Distrito 4590 e de forma bastante motivadora, renovou o tema para que todos os rotarianos sejam um presente para o mundo!

Participe! deixe aqui seu comentário!

participações