Desde seus primórdios, o Rotary tem assumido com louvor o compromisso de ajudar as crianças.

Em 1960, a organização galgou um patamar elevado no que diz respeito a serviços prestados por jovens.

Em claro sinal de conscientização acerca do farto potencial deste segmento populacional, o presidente do RI na época, Harold T. Thomas, solicitou aos Rotary Clubs que encontrassem maneiras de incentivar a juventude a servir e se engajar na comunidade, oferecendo as condições propícias para que se tornassem líderes. Dois anos depois, 23 estudantes da Melbourne High School, na Flórida, viriam a formar o primeiro Interact Club.

Agora, os rotarianos não apenas estão ajudando os jovens, mas, também, capacitando-os a servir local e internacionalmente através dos Interact Clubs, com o apoio dos respectivos  Rotary Clubs patrocinadores.

Desde então, inúmeros lugares têm se beneficiado dos serviços proporcionados pelos interactianos, os quais fazem parte de um programa divertido que oferece serviços de qualidade e lapida o talento de líder no indivíduo, além de contribuir à formação de amizades.

Com os Interact Clubs, os Rotary Clubs ganharam um inestimável suporte, além de ideias frescas para novos projetos.

Tudo isso é coroado pelo fato de que o interactiano de hoje é o rotariano do futuro.

O Código de Conduta para Trabalhos com Jovens

O Rotary International se empenha em desenvolver e cultivar um ambiente seguro para todos os participantes de atividades rotárias. É da responsabilidade dos rotarianos, cônjuges e parceiros de rotarianos, e outros voluntários do Rotary salvaguardar ao máximo o bem-estar das crianças e dos jovens com os quais entram em contato, protegendo-os de qualquer abuso ou assédio.

O que você precisa saber sobre o Interact?

• Orientados pelo Rotary Club patrocinador, Interact Clubs têm autonomia administrativa e financeira;
  • O Interact Club sediado na comunidade congrega sócios provenientes de várias escolas do bairro ou cidade onde o Rotary Club está inserido;
  • As reuniões do Interact devem ser divertidas e produtivas, durante as quais pode-se fazer sessões que estimulem a criatividade, conversas informais e atividades que fortaleçam os laços entre os sócios;
  • É essencial que o clube traga novos interactianos e tenha um ambiente favorável para que os sócios atuais continuem engajados. Para crescer, o clube precisa de novos interactianos afinados com o aspecto social e de prestação de serviços do Interact, pessoas que tenham talentos e interesses que contribuam ao Interact como um todo.

Com um pouco de imaginação e bastante esforço não há limites ao que o Interact Club pode fazer.

A importância do Interact para o Rotary International

As diretrizes para o programa Interact são determinadas pelo conselho diretor do Rotary International que é composto de 17 rotarianos que no mínimo ocuparam o cargo de governador de distrito, do presidente e do presidente eleito do RI, todos os quais escolhidos por Rotary Clubs.

O Rotary International dá suporte a Interact Clubs na forma de envio de materiais contendo atualizações no programa, informações sobre novas publicações e avisos de atividades especiais para presidentes de comissão distrital do Interact, Interact Clubs e Rotary Clubs patrocinadores.

Além disso, os interactianos são bem-vindos na convenção anual do Rotary International, onde podem participar de fóruns especiais, workshops, feira de projetos e sessões plenárias. A convenção dá aos interactianos melhor compreensão do que é o Rotary, sua internacionalidade e prestação de serviços.

Você quer fazer parte da juventude rotária e dar de si antes de pensar em si? Junte-se a nós!

Entre em contato conosco e venha participar de uma reunião!