Conheça o Rotary

O Rotary International é a associação de Rotary Clubs do Mundo Inteiro. O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, através da Prova Quádrupla e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Atualmente, existem mais de 1.2 milhão de rotarianos associados a mais de 34.700 Rotary Clubs espalhados por 210 países ou regiões do mundo.

A Fundação Rotária do Rotary International é a principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo, promovendo a paz e a compreensão mundial através de programas internacionais humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural.

A Fundação Rotária é patrocinada exclusivamente por doações de rotarianos e outros que compartilham a visão de um mundo melhor. As contribuições para o Fundo Anual de Programas são investidas durante três anos, sendo os rendimentos obtidos também utilizados para cobrir os custos administrativos da entidade, isto é, os dólares doados financiam os nossos programas três anos mais tarde. As doações feitas ao Fundo Permanente permanecem continuamente investidas, e apenas os juros resultantes são usados em apoio aos programas.

A Fundação teve início em 1917 com um fundo de dotações com o objetivo de fazer o bem no mundo. Embora a Fundação Rotária tenha sido oficialmente estabelecida em 1928. Todos os subsídios da Fundação Rotária são iniciados por clubes.

Nós somos uma organização formada por pessoas de todos os continentes e diversas culturas e áreas de atuação que trocam ideias e trabalham em prol de comunidades do mundo inteiro.

Conheça um pouco mais sobre o Rotary e descubra como conectamos pessoas e causamos mudanças positivas no mundo.

Os nossos princípios ajudam a guiar os rotarianos, sendo a base dos nossos relacionamentos e ações.

OBJETIVO DO ROTARY

O Objetivo do Rotary é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

• PRIMEIRO: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
  • SEGUNDO: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
  • TERCEIRO: A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um em sua vida pública e privada;
  • QUARTO: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

A PROVA QUÁDRUPLA

A Prova Quádrupla, traduzida em mais de 100 idiomas, é um guia para os rotarianos usarem em seus relacionamentos pessoais e profissionais:
Do que pensamos, dizemos ou fazemos

1. É a VERDADE?
  2. É JUSTO para todos os interessados?
  3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
  4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

AVENIDAS DE SERVIÇOS

As atividades dos Rotary Clubs se baseiam em cinco Avenidas de Serviços:

Quantos Somos

• Interactianos: 20.884
  • Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário: 354
  • Voluntários: 8.142

Fonte: Escritório do Rotary International no Brasil. Dados de setembro de 2014.

Rotarianos famosos

• Albert Sabin, Estados Unidos