Intercâmbio de Jovens do Rotary ou Programa de Intercâmbio de Jovens (PIJ) é um dos principais e mais encantadores projetos do Rotary International. Desde a década de 20, o Rotary International tem conduzido jovens mundo afora para experienciar e aprender sobre novas culturas. Todos os anos, milhares de estudantes do ensino médio são patrocinados por Rotary Clubs no mundo todo. No início, o Intercâmbio de Jovens envolvia apenas alguns clubes. O primeiro intercâmbio dentro da história rotária foi organizado em 1929 pelo Rotary Club de Copenhagen(capital da Dinamarca) com participantes europeus. Em 1931e 1936 em suas Convenções Internacionais, o Rotary conheceu algo que já acontecia o Intercambio de Jovens. Com o início da Segunda Guerra Mundial, os intercâmbios europeus cessaram mas foram reiniciados após essa conflagração. Dez anos mais tarde, este projeto chegava até a América, mais precisamente nos Estados Unidos. Intercâmbios entre clubes da Califórnia e países latino-americanos foram iniciados em 1939, e estenderam-se ao leste dos Estados Unidos em 1958. No ano Rotário 1958-1959, durante a Conferência Distrital do então Distrito 741 da Pennsylvânia ,o rotariano Les Jordan estabeleceu o intercâmbio de 29 Jovens com clubes de 07 países, inclusive com o Rotary Club de Santa Cruz de La Sierra, na Bolivia. No Ano Rotário 1966-1967 o Programa chegou ao Brasil (Belo Horizonte) através do rotariano Rui Pimenta. Em 1969-1970 chegou à São Paulo pelo Governador Hermenegildo Morbin Jr e assim através da iniciativa destes brilhantes Rotarianos o Intercâmbio se espalho no Brasil e no Mundo.

Em 1972, o Rotary International resolveu sugerir e encorajar todos os Rotary Clubs do mundo a patrocinar o Intercâmbio de Jovens do Rotary como importante atividade internacional.

Atualmente, 82 países estão envolvidos no Programa de Intercâmbio do Rotary International que conta com a participação de, aproximadamente, 8.000 jovens todos os anos. Nossos Intercambistas são chamados de Embaixadores da Paz, são estudantes de 15 a 18 anos de idade. Os Embaixadores da Paz são estudantes que passam um ano em outro país vivendo com famílias anfitriãs diferentes e assistindo aulas na escola local, com o objetivo de adquirirem uma nova cultura.

Com mais de 32.000 clubes em todo o mundo, o Rotary International conta com uma imensa rede de voluntários prontos para servir dentro ou fora de suas comunidades, patrocinando um dos maiores programas de intercâmbio de jovens do mundo. No Brasil, a procura pelos serviços do Rotary é intensa. Em 2001, por exemplo, o número de intercambistas envolvidos bateu o recorde com a marca de 1023 jovens, o que representou 55% dos intercambistas da América Latina.

Benefícios para os intercambistas:

• Ampliar a visão de mundo com o exercício de hábitos e costumes diferentes.
  • Aprender a melhor enfrentar difíceis situações e a tomar decisões.
  • Desenvolver maior capacidade de liderança.
  • Aprender uma língua estrangeira e tornar-se mais qualificado para uma colocação profissional.
  • Estudar e observar aspectos interessantes da vida e cultura do país hospedeiro.
  • Agregar informações e conhecimentos variados que farão diferença no futuro.
  • Conviver com os problemas e as soluções nas comunidades de um país diferente, exercitando a boa-vontade e o entendimento entre as nações (um dos princípios do Rotary).
  • Poder agir como embaixador do país de origem, levando aos Rotary Clubes e aos grupos de jovens de seu país hospedeiro um maior conhecimento sobre suas origens.

Temos as seguintes classificações:

• Inbounds são aqueles que estão em um país anfitrião, país que os acolhe;
  • Outbounds são os estudantes patrocinados que saem de seu país de origem para morar em outro;
  • Rebound é o estudante que retorna. Jovem que recentemente regressou ao país de origem, após o intercâmbio.

Maiores regras

1. No driving (Não dirigir)
  2. No drinking (Não beber)
  3. No dating (Não namorar)
  4. No drugs (Não se drogar)

Rotex é o grupo de ex-intercambistas do Intercâmbio de Jovens do Rotary.

No Rotary Club de Bragança Paulista Estância temos a tradição do Intercambio sendo que no ano rotário 2017-2018, tivemos um Embaixador da Paz para o Japão e uma para a Índia e recebemos um Tailandês. Neste ano rotário de 2018-2019 temos um Embaixador da Paz que irá para a Argentina e receberemos uma Mexicana. Para o ano Rotário 2019-2020 temos 3 Embaixadores da Paz que nos representarão em outros países e receberemos 3 embaixadores da Paz de vários países.

Conheça melhor as possibilidades contatando o Rotary Club de Bragança Paulista Estância, reuniões todas as terças-feiras iniciando as 20h00, localizado na R. Julieta Leme de Siqueira, 495 – Santa Luzia, Bragança Paulista – SP, 12919-529 – Tel: (11) 4033-3333.