O Momento Rotário do Rotary Bragança Paulista Estância de 26/01/2016 foi, mais uma vez, muito instrutivo.

O companheiro Rodney Guazelli escolheu com esmero a lição trazida do RC Recife-BoaViagem.

Ele trouxe uma mensagem que versava sobre a Conscientização Rotária, então celebrada no mês de Janeiro.

Para a objetividade do tema, o companheiro escolheu trechos cruciais. Vamos conferir?

Conceituação Rotária

E a CONSCIÊNCIA ROTÁRIA, o que vem a ser?

Creio, firmemente, que a Consciência Rotária é a percepção de que, cada um, dentro de sua singularidade, está unido ao coletivo, ao todo, que é o Rotary. É o sentimento de que os valores coletivos da comunidade rotária – tudo o que ela defende, prega e tem por objetivos – são os valores de cada um – o que cada um pensa, fala e faz.

A consciência rotária é o que faz com que o rotariano se sinta uno com a filosofia do movimento rotário, faz com que ele e o Rotary se confundam, na afirmação: “EU SOU ROTARY”.

Isso é a consciência rotária. E ter Conscientização Rotária é o ato ou efeito de viver o dia-a-dia, em todos os minutos, sob a inspiração dos ideais rotários.

Ter Conscientização Rotária significa que o rotariano tem integrada dentro de si a consciência plena de que, em todas as ações – seja no companheirismo, seja nos serviços, seja ao dar sua contribuição espontânea para a Fundação Rotária -, ele está construindo a paz e a compreensão entre os homens e nações.

Consequências da Conscientização Rotária

Ao adquirir a Conscientização Rotária – a consciência de que você é uno com o grupo, de que você é o Rotary – então o personagem deixa de ser o “eu”, indivíduo, e passa a ser o “EU SOU ROTARY”.

Você terá superado a separação e a limitação, estará voltado para o que é melhor para o todo, procurando apenas servir ao grande projeto.

Você reconhecerá a singularidade e a diversidade de todos, estabelecerá contato com a sua divindade interior, com o seu Mestre Interior e descobrirá o líder que você é.

Nesse ponto, o campo energético do coração está completamente aberto. A peça se torna mágica e você desfrutará da “magia de ser rotariano”.

Você então viverá naturalmente os objetivos maiores do ideal rotário: A BUSCA DA PAZ E DA COMPREENSÃO MUNDIAL, que serão a sua experiência e o seu estilo de vida.

Ao final, o Presidente Leonardo Dell’Arno fez questão de ressaltar a importância do Momento Rotário para a renovação do conhecimento dos companheiros sobre o Rotary!