A reunião do dia 03/05/2016 do Rotary Club Bragança Paulista Estância foi riquíssima.

Antes da palestra do Rotariano Christian Harder, do RC de Atibaia, sobre o Mercado Financeiro, o companheiro Rodney foi muito perspicaz ao escolher o tema para o Momento Rotário.

Ele nos trouxe a história sobre o sino e o martelo usados em Rotary.

Embora não apresentem os destaques, nem a notoriedade como a Roda Rotária, o Distintivo e a Bandeira, o sino e o martelo também são símbolos rotários.

O Sino representa a disciplina e a ordem que deve dominar o ambiente das reuniões, principalmente quanto à atenção que deve ser dispensada pelos rotarianos, quando das instruções rotárias, das palestras proferidas e das informações do protocolo e do secretário, além das informações transmitidas pelo presidente.
Ele marca o tempo e o trabalho.

O primeiro toque do Sino ocorre para informar o início da reunião rotária, somente após o toque do sino é que a reunião em Rotary está oficialmente aberta Todos os presentes deverão ficar de pé. Idêntico procedimento acontece para representar o final da reunião e a saudação ao Pavilhão Nacional.

O Martelo simboliza a autoridade a investidura do cargo maior, na hierarquia do Rotary, a exemplo do que ocorre nas reuniões maiores do poder judiciário, quando o juiz, através do martelo, faz lembrar aos presentes a sua autoridade máxima.
Quando da transmissão do cargo, o presidente que está concluindo seu mandato, executa a última batida do martelo no Sino e, imediatamente, entrega o martelo ao Presidente que está tomando posse, simbolizando a transferência da autoridade que até então estava investido.

Sua história

Em 1922, realizou‐se entre os clubes dos Estados Unidos um grande concurso de frequência, combinando‐se que o clube perdedor daria o prêmio ao clube vencedor. Venceu o Rotary Club de Nova York e a ele foi dado como prêmio o sino de um navio patrulheiro, colocado numa base de madeira procedente do navio Vitória, capitânea da esquadra do Almirante Nelson, na Batalha de Trafalgar.

Desde então o sino, nas reuniões do Rotary, passou a representar ‐ como nos navios ‐ a ordem e a disciplina.

Esse foi mais um Momento Rotário cheio de histórias e significados, bem ao estilo de uma instituição sólida como o Rotary!

rotary-braganca-estancia-sino-martelo