O Momento Rotário do Rotary Bragança Paulista Estância de 01/12/2015 tratou de um problema comum em muitos clubes: a desatenção para com os visitantes e convidados, que comparecem às reuniões semanais e merecem toda a deferência possível.

Vale relembrar o excelente texto, divulgado pela Subcomissão Distrital de Informação Rotária de Dezembro de 2015.
Há clubes que primam pela cortesia e por uma recepção condigna, não apenas através dos membros da comissão de companheirismo, mas de quase todos os sócios, que se mostram satisfeitos com a presença de convidados e visitantes.

Em contrapartida, existem também aqueles clubes completamente alheios a esta elementar regra de boas-maneiras.

Não raro o Companheiro Visitante adentra o local da reunião, paga a sua refeição, pega o seu cartão de recuperação ou de simples visita, e fica a olhar para as paredes por falta de alguém com quem trocar palavras.

O anúncio do seu nome e do nome do seu clube não merecem do diretor de protocolo aquela manifestação de apreço que se dá a todos os que nos visitam. E isso torna o Companheiro um estranho em seu próprio ambiente, que é uma reunião de Rotary.

Procedamos então de maneira inversa:

• Façamos tudo o for possível para que convidados e visitantes se sintam à vontade.
  • Quando trouxermos convidado (ou convidada), devemos preencher o cartão de convidado, dando no verso informações que ajudem o diretor de protocolo a dar mais ênfase à apresentação do mesmo.
  • Ajudemos a recepcionar convidados e visitantes. A casa é nossa. Somos todos anfitriões, principalmente durante as reuniões festivas, quando os dirigentes do clube estão absorvidos por uma série de pequenos detalhes que não podem ser esquecidos.
  • Procuremos aproximar pessoas das mesmas profissões ou de preferências afins quanto a esportes, lazeres etc., facilitando assim um entrosamento imediato entre pessoas que muitas vezes nem se conheciam.
  • Sejamos imparciais em nossas atenções, pois todos os que nos honram com sua presença são dignos de igual consideração e apreço.

Seja um presente para o mundo, bem como para os seus visitantes e convidados!