No primeiro momento Rotário de 2016, realizado na reunião do Rotary Bragança Estância, em 12/01/2016, o companheiro Rodney Guazzelli trouxe excelentes dicas passadas pelo EGD Alberto Bittencourt, do RC Recife-Boa Viagem, Governador do Centenário.

Atemporais e imperdíveis!

Ao se incorporar a qualquer grupo de voluntários para a consecução de um objetivo, seja de ordem pessoal, social ou ambiental, antes de mais nada é preciso manter viva a consciência de que você está motivado exclusivamente pela alegria de seu coração e pela vontade de compartilhar uma visão comum.

Aqui vão algumas dicas para trazer alegria e sentido à sua presença física no grupo:

1. Procure conhecer a missão e os objetivos do grupo. Estude as metas e sonhos dos participantes. Discuta os procedimentos e métodos de ação.
  2. Preste atenção nas pessoas, pois todos têm um papel a desempenhar, um talento com que contribuir. Não tente “reinventar a roda”, utilize os dons, talentos e experiência de cada um para o fortalecimento do coletivo.
  3. Conecte-se consigo mesmo e com o seu Mestre Interior para identificar o seu papel. Reflita sobre o que você está fazendo. Pense em como você se sente e nas razões que o levaram a entrar para o grupo.
  4. Concentre-se mais na qualidade das informações trocadas, do que nas aparências externas.
  5. Abra-se para a cooperação, não para a competição, pois esta promove a separação; a cooperação leva à unidade.
  6. Verifique a pertinência de todas as orientações. Receba-as com alegria no coração.
  7. Seja ilimitado em seu pensamento. Pensamento de qualidade leva a uma vida de qualidade.
  8. Deixe sua imaginação fluir. Lembre-se que a imaginação é o primeiro passo para realizar um sonho.
  9. Manifeste sua visão. Procure ser claro e objetivo. Lembre-se do poder da palavra. Empregue sempre a linguagem positiva do paradigma da unidade para incrementar a integração.
  10. Faça o que diz 0 seja um exemplo vivo.
  11. Dê todas as informações, tempo, energia e recursos que puder. Esteja sempre disponível para o trabalho.
  12. Seja fluido e flexível. Não tenha medo de mudar.
  13. Prefira interpretar tudo em sua vida de uma forma positiva. Seja um otimista, encare as dificuldades e problemas como desafios.
  14. Sintonize e potencialize a sinergia do grupo. Ideias e ações nascerão espontaneamente.
  15. Cultive as amizades, crie relações afetivas para que todos queiram estar juntos pelo simples prazer de estarem juntos.
  16. Divulgue seu trabalho voluntário entre seus colegas de profissão, em sua família, seus círculos de amizade. Arregimente novos companheiros.
  17. Compareça às articulações, participe das manifestações, marque sua presença.
  18. Tome iniciativas, proponha novas ações, traga novas ideias, busque parcerias.
  19. Seja mais do que simpatizante, seja um militante, capaz de correr riscos, lançar-se na incerteza sem temer o fracasso na busca do sucesso.
  20. Relaxe e deixe brotar em seu coração a semente do amor.

Seja você também um presente para o mundo!