No dia 03/11/2015, o Momento Rotário do Rotary Clube Bragança Estância foi sobre a displicência para com as obrigações financeiras dos clubes e de seus sócios, através do compartilhamento de uma instrução importante, veiculada pela da Subcomissão Distrital de Informação Rotária.

Vamos reforçar?

O Rotary International exige dos clubes o pagamento antecipado das cotas per capita dos sócios, estabelecendo que estes pagamentos devam ser feitos nos dias 1º de julho e 1º de janeiro da cada ano rotário.

O Rotary International adota os seguintes procedimentos com relação às obrigações financeiras vencidas:

• Após 90 dias do vencimento, notifica os clubes com pagamentos atrasados em valor superior a US$250 para regularizarem a pendência;
  • Após 180 dias do vencimento, desativa os clubes com pagamentos atrasados em valor superior a US$250.

No estatuto, está explícito que qualquer sócio que deixar de quitar seu débito dentro do prazo de 30 dias será notificado pelo secretário e, se o débito não for saldado nos 10 dias subseqüentes à notificação, o seu título de sócio será cancelado automaticamente.

Se o Rotary International é exigente para com os clubes, por que os clubes são tão indulgentes para com os sócios displicentes, e muitas vezes até inadimplentes?

As mensalidades dos sócios destinam-se a cobrir exclusivamente os gastos do clube com os próprios sócios e todos os gastos são pagos à vista. Seria, então, mais do que razoável que os clubes – a exemplo do Rotary International – recebessem as mensalidades adiantadamente.

Todavia, como isso normalmente não acontece, é necessário que sejamos corretos com a Tesouraria, pagando com pontualidade as mensalidades vencidas.

Nem todos sabem, mas o sócio em débito com o clube perde as suas regalias:

• Não pode votar nem ser votado;
  • Não pode ser dispensado de freqüência
  • Não pode receber permissão para faltar.

Por isso, estejamos atentos à saúde financeira de nosso clube.