O Momento Rotário do Rotary Bragança Paulista Estância de 02/02/2016, trazido pelo companheiro Rodney Guazzelli, versou sobre a Ética.

O texto compartilhado na nossa reunião foi enviado pelo companheiro Rogério Martins, do Rotary Club São Paulo Santana, do Distrito 4430.

Quando se fala em Rotary, um dos principais temas que o associa é a Ética. Desde o seu princípio, o Rotary e a Ética caminham juntos, tanto que o lema “dar de si, antes de pensar em si” é um grande princípio ético.

Sabemos que em todas as áreas da sociedade existem pessoas com fortes princípios éticos e também o contrário. Contudo, um dos requisitos básicos para se tornar um rotariano é exatamente tem como valores fundamentais o respeito pelo próximo, pelo país e pelas regras/leis, o senso de justiça, a bondade e a compaixão.

Obviamente, isso não garante 100% de efetividade, mas podemos dizer que, em Rotary, temos, a princípio, mais pessoas éticas do que em outros grupos sociais. Com isso, não estou dizendo que os rotarianos são melhores que outras pessoas, apenas reforçando que é um princípio fundamental para fazer parte desta instituição e é levado muito à sério.

Uma das contribuições do Rotary na questão da Ética é a prova quádrupla, onde todos devemos responder sinceramente as quatro perguntas abaixo sempre que estivermos diante de um dilema ético:

É a VERDADE?

É JUSTO para todos os interessados?

Criará BOA VONTADE  e MELHORES AMIZADES?

Será BENÉFICO para todos os interessados?

Na simplicidade das perguntas acima, podemos refletir sobre nossos atos diários.

E, para complementar essa leitura, vale relembrar o código de ética rotário.

Seja você também um presente para o mundo!