Sábado, dia 16 de Abril de 2016, a cidade de Pinhalzinho recebeu mais um evento apoiado pelo Rotary Bragança Paulista Estância: o “Se Liga na Saúde 2016”.

O “Se Liga na Saúde” é um projeto de extensão realizado anualmente pelo Centro Acadêmico Rolando Tenuto (C.A.R.T.) da Faculdade de Medicina da Universidade São Francisco.

Se trata de uma feira de saúde, na qual os estudantes, através das Ligas Acadêmicas filiadas ao C.A.R.T., realizam diversos projetos com a população.

O nosso Vice-Presidente 2015-16, Dr. Paulo Aquino, conferiu as atividades de perto, acompanhando as atividades de seus pupilos da Faculdade de Medicina e observando mais esse projeto em prol da comunidade apoiado por nosso Clube.

Cerca de 200 estudantes de medicina dividiram-se em ligas que abordaram diversos temas:

• Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s);
• Papiloma Vírus Humano (HPV);
• Densitometria Óssea no diagnóstico da Osteoporose;
• Reconhecimento do Acidente Vascular Cerebral (AVC);
• Doação de Órgãos;
• Hipertensão Arterial Sistêmica;
• Diabetes Mellitus;
• Prevenção de Quedas em idosos;
• Prevenção da Doença Renal Crônica;
• Prevenção do Traumatismo Craniano e Raquimedular;
• Polineuropatia Periférica Diabética e Neurovasculopatias;
• Câncer de Cabeça, Boca e Pescoço;
• Pirâmide Alimentar;
• Câncer Colorretal;
• A importância do riso no bem-estar e saúde do ser humano;
• Prevenção da Obesidade e Doenças Cardiovasculares;
• Insuficiência Venosa Crônica;
• Avaliação da Qualidade do Sono.

Os estudantes participaram dando orientações de saúde acerca dos temas em questão e realizando alguns procedimentos básicos, como aferição da pressão arterial, medida da glicemia casual, cálculo de IMC, entre outros.

O dia ensolarado trouxe a população de Pinhalzinho às tendas armadas na Praça Silvino de Campos e o dia foi muito produtivo.

O Rotary Bragança Paulista Estância se rejubila, mais uma vez, de ter apoiado este evento!