Amy Kaspar ficou imediatamente fascinada pela sala de pesquisas do professor Bartolomeu Meena, com edições antigas da revista National Geographic, um modelo de vulcão e um fogão solar. A ex-bolsista do Rotary, e hoje associada do Rotary Club de Capital Square, em Ohio (EUA), reconheceu a paixão de Meena pelo meio ambiente e viu a oportunidade de trabalharem juntos para investigarem o impacto ambiental do derretimento das geleiras no Monte Kilimanjaro.

“As pessoas que vivem ao redor da montanha deveriam se informar sobre o que está acontecendo e se preparar para futuras mudanças”, disse Kaspar

clique na imagem para ampliar

Durante os quatro anos seguintes, Kaspar se dedicou a conectar Meena com o Centro de Pesquisas Byrd Polar da Ohio State University, instituição de destaque na área de mudanças climáticas. Através de sua rede de contatos do Rotary, Kaspar conseguiu a cooperação de rotarianos de Ohio e de Machame. Juntos, eles ensinam às comunidades do Monte Kilimanjaro a como se adaptar a mudanças climáticas e aos padrões de precipitação.

O Centro de Pesquisas Byrd Polar forneceu a Meena o material necessário para escrever um novo plano de estudos em suaíli, que os rotarianos ajudaram a publicar, distribuir e promover. Eles também estão planejando utilizar cartazes para educar a comunidade, realizar seminários e workshops comunitários, e financiar intercâmbios de estudos entre a Tanzânia e Ohio.

“Nada disso teria sido possível sem a infraestrutura e as relações pessoais que estabeleci com rotarianos”, disse Kaspar.

A conexão de Kaspar com o Rotary começou em 1993, quando ela estudou arquitetura e desenvolvimento internacional na Oxford Brooks University (Inglaterra) através de uma bolsa de estudos da Fundação Rotária. Lá ela conheceu seus pais anfitriões, Jane e Peter Jones, do Rotary Club de Haddenham.

“Eu estou aqui hoje por causa de meu pai anfitrião, que sempre me convidou para participar das atividades do clube e fez com que o servir se tornasse parte de mim.”

Fonte: Rotary News