Na noite de 26/11/2015, a Câmara Municipal da Estância de Bragança Paulista realizou Sessão Solene para concessão da Medalha Zilda Arns de Honra ao Mérito à companheira do Rotary Bragança Paulista Estância, Kathia Giugliano de Souza Bonna.

A homenagem, uma iniciativa da vereadora Rita Valle, é uma prerrogativa do Poder Legislativo, que busca contemplar aquelas mulheres notáveis, que se destacam em suas atuações nas áreas da saúde, da educação ou da assistência social.

A solenidade lotou o Plenário da Casa, que recebeu amigos e familiares das nove homenageadas.

Muitos foram os rotarianos que prestigiaram a companheira Kathia, inclusive seu esposo Marcus Bonna, que já foi homenageado pela mesma Casa Legislativa, quando recebeu o título de Cidadão Bragantino.

O casal Bonna é responsável pelos projetos musicais Lyra Bragança e Fanfarra Alegretti, que garantem o ensino musical gratuito às crianças e aos jovens de Bragança, dando-lhes novas perspectivas como cidadãos.

Ambos, à frente da MB Cases, uma empresa reconhecida internacionalmente pela excelência na fabricação de estojos para instrumentos musicais e acessórios, oferecem suas instalações às crianças e jovens, que aprendem a linguagem musical, têm aulas de teoria, solfejo, percepção musical, canto coral, apreciação musical, música de câmara, marcha e aprendem também a tocar instrumentos musicais.

Os integrantes têm apresentado mudanças significativas no que diz respeito ao comportamento, atitudes em casa e na escola, já que além de aprenderem música, eles aprendem noções de respeito, hierarquia, educação e bons modos.

E essa atuação de Kathia Bonna tem toda a essência do trabalho de Zilda Arns, que foi uma grande mulher.

Médica pediatra e sanitarista, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais por sua forte atuação em prol das causas humanitárias e foi indicada diversas vezes pelo governo brasileiro para receber o prêmio Nobel da Paz.

Medalha Zilda Arns foi instituída em 2010 e, além de uma homenagem às mulheres de destaque, reconhece também Zilda Arns, ao invocá-la como patrona desta comenda.

A sessão foi encerrada com o destaque para a importância deste reconhecimento:

“Assim como Zilda Arns, vocês também são exemplos de coragem, de luta e de amor. Mulheres que estendem a mão em sinal de solidariedade e que fazem da vontade de ajudar um ideal. Vocês têm a consciência de que podemos tornar esse mundo um lugar melhor para se viver através de suas ações”

E, assim como foi Zilda Arns, Kathia Bonna é um presente para o mundo, razão pela qual o título honorífico foi merecidíssimo.