Na noite de 18/11/2015, a Câmara Municipal da Estância de Bragança Paulista realizou a 10ª Sessão Solene para concessão do Título de Cidadão Bragantino ao companheiro Marcus Cezar Klautau Bonna.

A homenagem foi uma iniciativa da vereadora Rita Valle, que ressaltou que ela e seus pares podem fazer apenas uma indicação para o título durante cada legislatura, o que confere ainda mais importância à escolha do homenageado.

Marcus Bonna nasceu em Belém, no Pará, e aos 17 anos, iniciou seus estudos de música no Serviço de Atividades Musicais da Universidade Federal do Pará.

Em 1980, ingressou na Universidade de Brasília e na Orquestra do Teatro Nacional de Brasília. Bacharel em Trompa pela Universidade São Judas Tadeu, foi integrante de importantes grupos camerísticos, como o “Quinteto de Sopros de Gramado”, “Grupo Metal Brasil” entre outros. Foi trompista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo por 22 anos, além de ter integrado a “Orquestra Jazz Sinfônica” e a “Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo”. Além disso, é membro do conselho da ABRAA – Associação Bragantina Amigos das Artes.

Muitos foram os rotarianos que prestigiaram o companheiro Marcus e sua esposa Kathia, exímia pianista, parceira incansável e também associada do Rotary Bragança Paulista Estância.

O casal Bonna, em companhia do amigo Luís Custódio (Babalu) são os responsáveis pelos projetos musicais Lyra Bragança e Fanfarra Alegretti, que garantem o ensino musical gratuito às crianças e aos jovens de Bragança, dando-lhes novas perspectivas como cidadãos.

O auditório, cheio de amigos, crianças de ambos os projetos musicais e familiares recebeu Marcus e Kathia em festa, denotando o carinho e a admiração pelo excelente trabalho.

Marcus, em seu pronunciamento, contou sobre sua chegada à Bragança Paulista, desde os tempos em que vinha à cidade para passar seus finais de semana em família até os dias de hoje.

O empresário Marcus Bonna e sua esposa, à frente da MB Cases, uma empresa reconhecida internacionalmente pela excelência na fabricação de estojos para instrumentos musicais e acessórios, oferecem suas instalações às crianças e jovens, que aprendem a linguagem musical, têm aulas de teoria, solfejo, percepção musical, canto coral, apreciação musical, música de câmara, marcha e aprendem também a tocar instrumentos musicais.

Os integrantes têm apresentado mudanças significativas no que diz respeito ao comportamento, atitudes em casa e na escola, já que além de aprenderem música, eles aprendem noções de respeito, hierarquia, educação e bons modos.

Marcus, em suas considerações, fez questão de agradecer o Rotary Bragança Paulista Estância pelo apoio e incentivo aos projetos musicais Lyra Bragança e Fanfarra Alegretti.

Após o término da solenidade, parte da Orquestra de Metais Lyra Bragança se apresentou no saguão da Câmara. Foram músicas que emocionaram a contagiaram a todos e Marcus Bonna deu aos presentes o prazer de vê-lo tocar com os jovens.

Marcus e Kathia Bonna são companheiros que, certamente, dão muito de si antes de pensarem em si!