Rotary traz treinamento de PICC para Santa Casa e HUSF

Rotary traz treinamento de PICC para Santa Casa e HUSF

Curso de PICC é realizado

O curso ocorreu no dia 13 de janeiro no Auditório do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Bragança Paulista, sendo patrocinado pelo Rotary Club Bragança Paulista Estância, através de um projeto de subsídio do Distrito 4590 e de recursos próprios adquiridos em eventos como o Frango Grelhado e a Festa do Queijo e Vinho.
Foram habilitados 20 Enfermeiros e 4 Médicos que atuam nas enfermarias e UTIs da Santa Casa e do Hospital Universitário São Francisco.
O Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) é uma técnica que pode ser realizada apenas por profissionais habilitados, e sua inserção é empregada em uma veia periférica, do braço, com progressão até a veia cava, próxima do coração, assumindo característica de cateter venoso central. Considera-se também as peculiaridades de cada faixa etária, desde o recém-nascido até o idoso.
O PICC tem como uma das suas vantagens a redução da necessidade de “picadas” no braço para pegar veias, reduzindo o sofrimento dos pacientes graves ou com longos períodos de internação. Espera-se que dezenas de pacientes atendidos na Santa Casa e no HUSF sejam beneficiados mensalmente com essa técnica.
O instrutor foi o Enfermeiro Ricardo Martins Borges da Empresa Nobre Educação, empresa esta que tem como CEO, Leandro Nobre, presidente 19/20 do Rotary EClub Tropeiros do Distrito 4621, que gentilmente, doou 10 bolsas de treinamentos.
Estiveram presentes no treinamento o Presidente 19/20 do Rotary Club Bragança Paulista Estância, Mauro Hollo, o Superintendente Operacional do Complexo Hospitalar, Eduardo Silva, além do Médico Cirurgião e membro do Rotary, Paulo Aquino.