A Fundação Rotária é uma entidade sem fins lucrativos que recebe contribuições e distribui fundos para apoiar programas humanitários e educacionais a serem desenvolvidos pelos Rotary Clubs e pelos distritos rotários.

Sob o lema “Mais se beneficia quem melhor serve”, a instituição tem primado pela excelência e deve seu sucesso ao apoio dos rotarianos.

A missão da Fundação Rotária do Rotary International é capacitar os rotarianos para que possam promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio de apoio a iniciativas de melhoria em 6 grandes áreas:

1) Promoção da Paz

Atualmente, 42 milhões de pessoas são forçadas a se deslocar devido a conflitos armados e perseguição. Por meio de parcerias com diversas universidades, a Fundação Rotária oferece até 100 Bolsas Rotary pela Paz por ano. Através deste programa, os bolsistas desenvolvem habilidades para fortalecer iniciativas pró-paz, treinar líderes locais e mediar conflitos, além de apoiar o trabalho de promoção da paz em áreas afetadas por conflitos.

2) Combate a Doenças

Mais de 100 milhões de pessoas são levadas ao nível da pobreza por causa de despesas médicas. A Fundação Rotária trabalha para melhorar e ampliar o acesso à assistência médica de baixo custo ou gratuita em áreas menos desenvolvidas, e os associados mobilizam suas comunidades para ajudar na prevenção de doenças como poliomielite, HIV/aids, malária, entre outras.

3) Fornecimento de Água Limpa

Mais de 2,5 milhões de pessoas não têm acesso a instalações sanitárias adequadas e pelo menos 3.000 crianças morrem por dia em decorrência de doenças diarreicas causadas por água contaminada. Os projetos da Fundação dão às comunidades a capacidade de desenvolver e manter sistemas hídricos e sanitários, e apoiam estudos nessas áreas.

4) Saúde de mães e filhos

Pelo menos 7 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade morrem por ano devido a fatores como desnutrição, assistência médica de baixa qualidade e saneamento precário. Para ajudar a reduzir este índice, a Fundação fornece vacinas e antibióticos a bebês, melhora o acesso a serviços médicos essenciais e apoia o treinamento de funcionários da área da saúde.

5) Apoio à Educação

Sessenta e sete milhões de crianças no mundo não têm acesso à educação e mais de 775 milhões de pessoas com mais de 15 anos são analfabetas. O objetivo da Fundação é fortalecer a capacidade de as comunidades apoiarem a educação básica e alfabetização, reduzir a disparidade entre os sexos nesta área e aumentar a alfabetização de adultos.

6) Desenvolvimento de Comunidades

Cerca de 1,4 bilhão de pessoas vivem com menos de US$1,25 por dia. Os projetos da Fundação Rotária melhoram o desenvolvimento econômico e comunitário, dão oportunidades de empregos produtivos e decentes para jovens e adultos, e contribuem para fortalecer empreendedores e líderes comunitários, sobretudo do sexo feminino, em regiões carentes.

Junte-se a nós neste lindo trabalho. Procure o Rotary Bragança Paulista Estância e saiba como ajudar. Mais se beneficia quem melhor serve!